REDE
DE APRENDIZAGEM
ATIVIDADE
3.1
CURSISTAS:
ANA CRISTINA AMORIN, TÂNIA SÁ, ELAINE H. SILVA MOURA
PROJETO:
FACEBOOK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Introdução:
Em outras épocas, a Educação sempre foi a mola
propulsora de novos padrões, costumes, revoluções sociais, inovando tradições,
renovando hábitos e costumes dos povos numa maneira geral, trazendo modismos e
criatividade. Hoje, as pressões sociais e as tecnologias nos empurram para um
novo estilo de vida, de consumo informacional, de processos colaborativos e uma
nova maneira de vivenciar a construção do conhecimento. A perda da hegemonia
escolar pelas novas bandeiras sociais ocorre justamente porque a Escola não
consegue estabelecer-se como movimento de vanguarda e ineditismo na maneira de
ensinar e aprender.
Entender o processo pela qual as sociedades estão
vivenciando é o primeiro ato desse novo teatro político-social e educacional. A
relação ensino-aprendizagem, em todas as suas instâncias, se estabelece num
conjunto de forças de uma nova ordem social, guiada pelas correntes tênues de
um sistema de comunicação cujos filamentos gregários, incendeiam pólvoras e
disseminam informações de toda ordem no cenário das redes de comunicação. A
esse movimento denominamos REDES SOCIAIS.
O Facebook é uma rede social
que permite conversar com amigos e compartilhar mensagens, links, vídeos e
fotografias. Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do
cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável. Mais do que entreter, as
redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no seu
trabalho em sala de aula. Justicativa O facebook pode tornar uma ferramenta
pedagógica e de interação valiosas para auxiliar no seu trabalho em sala de
aula, desde que bem utilizadas. Os professores prepararão as aulas mais focadas
e interessantes facilitando o ensino aprendizagem, e terão mais contato com
seus alunos.
Objetivos
Estimular
o trabalho colaborativo utilizando os conteúdos em sala de aula, para
publicação na internet de projetos elaborados com as diferentes e múltiplas
linguagens das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação;
desenvolvendo competências e habilidades necessárias para o cidadão do século
XXI.
Metodologia
Criar
Oficinas de Informática para uso do facebook como ferramenta de comunicação e
interação com trabalho colaborativo entre professores e alunos, elaboração,
publicação e divulgação de projetos realizados pelos alunos e professores na
internet;
Convidar
os alunos de séries diferentes para participarem de grupos de estudo nas redes
- separados por turma ou por escolas em que você dá aulas -, pode ajudá-lo a
diagnosticar as dúvidas e os assuntos de interesse dos estudantes que podem ser
trabalhados em sala de aula, de acordo com os conteúdos curriculares já
planejados para cada série;
Disponibilizar
conteúdos extras para os alunos com espaços para compartilhar com os alunos
materiais multimídia, notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas,
trabalhos que envolvam assuntos trabalhados em sala, de maneira complementar.
Para compartilhar materiais de apoio e exercícios sobre os conteúdos
trabalhados em sala;
Promover
discussões e compartilhe bons exemplos, aproveitando o tempo que os alunos
passam na internet para promover debates interessantes sobre temas do cotidiano
ajuda os alunos a desenvolverem o senso crítico e incentiva os mais tímidos a
manifestarem suas opiniões, mantê-los em dia com as atualidades;
Elaborar
um calendário de eventos - no Facebook, por meio de ferramentas como "Meu
Calendário" e "Eventos", você pode recomendar à sua turma uma
visita a uma exposição são utilizados para lembrar os alunos sobre as entregas
de trabalhos e datas de avaliações;
Organizar
um chat para tirar dúvidas com alguns dias de antecedência, combine um horário
com os alunos para tirar dúvidas sobre os conteúdos ministrados em sala de
aula., para conversar com a turma - mas essa não pode ser a única forma de
auxiliá-los nas questões que ainda não compreenderam.
Público Alvo
Todos
os membros da escola, inclusive os pais dos alunos.
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