ESCOLA PEDRO ELIAS DE ALBUQUERQUE PEREIRA
PLANO
DE AULA
TEMA DO PROJETO: RESPEITO ÀS DIFERENÇAS
TEMA DO PROJETO: RESPEITO ÀS DIFERENÇAS
PROFESSORA: ELAINE H. S. MOURA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIES: 5ª A 8ª
OBJETIVOS
-Estimular comportamentos solidários entre a comunidade escolar
-Sensibilizar toda comunidade sobre o reconhecimento, o respeito e a valorização da diversidade
-Analisar a visão que a sociedade tinha/tem em relação a pessoa com deficiência, num ponto de vista histórico.
CONTEÚDO
A inclusão de pessoas com deficiência
METODOLOGIA
Pesquisa sobre:-Tipos de deficiência,
-Prováveis causas (analisar as razões que levam a essas deficiências);
-Cuidados básicos que devemos ter com as pessoas com deficiência
-Levantamento sobre o nº de pessoas com deficiência no Brasil-(Belém do São Francisco-PE)
-Pesquisar sobre os cuidados tomados pelos órgãos públicos ou pela sociedade civil
[Construção de gráficos, para expor esses dados]-Entrevistas
· com parentes e vizinhos
(Obs.: Filmagem)
· com pessoas deficientes-Hora do Conto· Narrar histórias de pessoas com deficiência que realizam grandes feitos.
· Convidar uma pessoa com deficiência para contar a sua história para a turma
-Analisar discursivamente o valor semântico/pejorativo de alguns vocábulos utilizados para especificar as pessoas com deficiência (aleijado, coxo, gordo, cego...).-Culminância do Projeto· (organização de danças, peças teatrais, jograis, envolvendo também alunos com deficiência)
· Seminário organizado pelos alunos para abordar a questão do respeito às diferenças.
· Exposição de Painéis, murais contendo todas as produções dos alunos (os resultados da pesquisa)
OBJETIVOS
-Estimular comportamentos solidários entre a comunidade escolar
-Sensibilizar toda comunidade sobre o reconhecimento, o respeito e a valorização da diversidade
-Analisar a visão que a sociedade tinha/tem em relação a pessoa com deficiência, num ponto de vista histórico.
CONTEÚDO
A inclusão de pessoas com deficiência
METODOLOGIA
Pesquisa sobre:-Tipos de deficiência,
-Prováveis causas (analisar as razões que levam a essas deficiências);
-Cuidados básicos que devemos ter com as pessoas com deficiência
-Levantamento sobre o nº de pessoas com deficiência no Brasil-(Belém do São Francisco-PE)
-Pesquisar sobre os cuidados tomados pelos órgãos públicos ou pela sociedade civil
[Construção de gráficos, para expor esses dados]-Entrevistas
· com parentes e vizinhos
(Obs.: Filmagem)
· com pessoas deficientes-Hora do Conto· Narrar histórias de pessoas com deficiência que realizam grandes feitos.
· Convidar uma pessoa com deficiência para contar a sua história para a turma
-Analisar discursivamente o valor semântico/pejorativo de alguns vocábulos utilizados para especificar as pessoas com deficiência (aleijado, coxo, gordo, cego...).-Culminância do Projeto· (organização de danças, peças teatrais, jograis, envolvendo também alunos com deficiência)
· Seminário organizado pelos alunos para abordar a questão do respeito às diferenças.
· Exposição de Painéis, murais contendo todas as produções dos alunos (os resultados da pesquisa)
AVALIAÇÃO
Todas as produções (escritas,orais)
Seminário
Organização de um Blog.
Todas as produções (escritas,orais)
Seminário
Organização de um Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário